quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Empresas e Marketing Esportivo


Sabemos que, com o crescimento do esporte no Brasil, o marketing esportivo, enquanto plataforma de comunicação, passou a ser considerado uma das maiores e mais importantes mudanças dessa indústria, enquanto ferramenta para empresas construírem e/ou fortalecerem suas marcas, atingirem objetivos de vendas, criarem ações promocionais e de relacionamento, e igualmente, para o bom desenvolvimento das modalidades e entidades esportivas através da excelência aplicada em sua gestão.

No mais, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, colocaram o Brasil em evidência no mundo esportivo e, principalmente, nos negócios. Desta forma, com o mercado em plena expansão, nosso país tem chances de fomentar as modalidades esportivas e focar na formação de atletas a fim de tornar-se uma potência olímpica no esporte, além de consagrar os benefícios e legados socioeducacionais.

Sendo assim, temos que o Esporte de alta performance, também conhecido como esporte profissional de alto rendimento, necessita de patrocínio e outras formas de investimento para sobreviver. E, atualmente, o marketing esportivo realizado por pequenas e grandes empresas está visível em equipes, eventos e grandes campeonatos, tanto que nos últimos anos, o investimento na área cresceu vertiginosamente.

Temos que, para as empresas, o marketing esportivo pode proporcionar vantagens, tais como, a sobrevivência e a continuidade da empresa, em longo prazo, já que derivam de sua capacidade de atrair e reter clientes. É evidente e existem estudos que demonstram que as empresas orientadas em marketing são mais lucrativas, independentes da agitação do mercado em que atuam, da intensidade da concorrência e do grau de mudanças tecnológicas.

No mais, o marketing esportivo é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos. A divulgação da marca da empresa através do marketing esportivo objetiva aumentar o reconhecimento público, reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado, combater ou antecipar-se a ações da concorrência, envolver a empresa com a comunidade, conferir credibilidade ao produto com a associação à qualidade e emoção do evento, entre outros.

Assim, o marketing esportivo é uma das estratégias que utilizam o esporte para veicular a marca da empresa à saúde e qualidade de vida, demonstrando que a pessoa jurídica se importa com o consumidor, sem que  os produtos ou serviços oferecidos tenham ligação direta com atividades esportivas (patrocinadores em geral).

Atualmente, as empresas e marcas líderes que costumam privilegiar esta área de atuação, aproveitam-se da boa imagem de atletas ou equipes esportivas junto à opinião pública, gerando resultados extremamente positivos para a divulgação de sua marca.

Verificamos que o marketing esportivo atua no momento em que se pode atingir o expectador (consumidor) durante o seu lazer, é quando este está disposto a receber à mensagem da empresa e seus produtos.

Sendo assim, além das vendas, a tática de unir a empresa ao esporte gera o rejuvenescimento da marca, devido ao efeito que o esporte produz entre os jovens, tendo em vista a relação de cumplicidade entre a empresa e o esporte. Não bastasse isso, temos que a emoção do evento esportivo é transferida inconscientemente, o que provoca, automaticamente, a associação da marca e do produto com os ingredientes emocionais do esporte. Adjetivos como adrenalina, alegria, vibração, conquista, e a comunicação saudável fazem do esporte uma mistura de sensações que proporcionam aventura e poder, prestigio e credibilidade.

É certo que, embora os brasileiros sejam apaixonados por esporte, o investimento por empresas de pequeno e médio porte ainda é escasso, e, aliado a falta de incentivos fiscais, torna o fomento ao esporte quase nulo.

O esporte é uma importante área de trabalho e é caracterizado como produto por ter elementos tangíveis (produtos e serviços) e intangíveis (emoção, orgulho, vibração). Assim, dentre os principais componentes do esporte temos:

·        os eventos/astros, o ingresso, a organização, a arena, o equipamento, os uniformes e a imagem;

·        os serviços relacionados (entusiasmo, sentimento de coletividade, rivalidade, identificação, sucesso e outros);

·        o pessoal e os processos (interação entre família e organização, funcionários agindo com cortesia);

·        o mercado, que compreende: o mercado participante (produtoras do esporte); o mercado espectador (telespectadores, torcedores); o mercado voluntário (ajuda ao esporte); o mercado anunciante (mídia publicitária importante); o mercado patrocinador (querem acesso aos espectadores e se diferenciar da concorrência); e o mercado de afinidade (utilização de símbolos, logos e marcas registradas que retratem personalidades do mundo dos esportes).

Assim, temos que os patrocínios abrangem o apoio contratual e pecuniário de organizações a atletas, a ligação do nome de uma empresa a um evento já consagrado ou a veiculação de mensagens atreladas a coberturas jornalísticas de acontecimentos pertencentes à esfera esportiva.

Ainda, à criação ou promoção de eventos está muito ligada com os negócios de patrocínio. No entanto, os eventos estão direcionados para o que se pode denominar de negócios de oportunidade, os que surgem em decorrência de fatos momentâneos, tais como a exploração da boa fase de um atleta, do sucesso de uma equipe ou da colocação em voga de uma determinada modalidade esportiva.

Com efeito, verificamos que o marketing esportivo tem atuado como forma de divulgação vantajosa para as empresas de pequeno e médio e, portanto, essas empresas têm tido consciência que a divulgação de marcas é necessária para atingir o público.

Estatisticamente as empresas que investem no esporte são identificadas com simpatia pela maioria do público jovem e por consumidores de uma forma geral, em razão do esporte trabalhar com a emoção das pessoas, com seus ideais e paixões, possibilita uma relação direta da empresa com essas emoções, criando assim uma oportunidade mercadológica importante para as empresas investidoras no setor.